sexta-feira, 6 de março de 2009

dialogos recentes

Curitiba, 06 de março de 2009

Diálogos dos anjos

Porque esses homens precisam desse papel-moeda?
Tem tanto direito de viver sem regras, e preferem perder a vida em troca desse nickel.
Vi um deles se arrepender um dia desses de acumular coisas, logo enquanto se perdia na curva de uma ponte,
Porque as moedas não tentaram o segurar na queda?

As crianças perdem a infância julgando umas às outras, e ansiando ter as coisas, que só os velhos podem ter.
Os jovens duvidam de tudo que um dia os pais disseram simplesmente porque não pode ser verdade, e perdem toda a juventude em universidades e empregos tão mesquinhos que nem o próprio Satanás aceitaria gerenciar, pensando que assim que se formarem vão ter um grande emprego, a aí sim começar a viver, viajar pelo mundo, vislumbrar tudo o que perderam.
Aos quarenta anos entram em crise, porque estão passando da metade da vida, e não aproveitaram nenhum momento sequer, perderam todo o tempo correndo atrás de ilusões. Viajam o mundo gastam boa parte das moedas que demoraram tanto a guardar, tentam salvar um casamento, com uma mulher a quem não dão valor desde o terceiro ano de matrimonio, e voltam para casa em depressão porque foi tudo um fracasso.
Aos sessenta anos vêem os netos tomando o mesmo rumo da sua juventude, e se desesperam por querer que tudo seja diferente para eles, e se tornam criadores das regras mais absurdas e tão rígidas que nem o mestre conseguiria cumprir. Chatos e solitários.
Aos oitenta percebem que a vida foi generosa, que não precisam, nem nunca precisaram de posses, acabam com muito menos do que necessitam para sobreviver. Gostam de dar apoio a quem precisa, e finalmente acreditam na bondade das pessoas.
São os mais sábios dentre estes tolos de Deus, e tratados com pena, como estúpidos de uma época ultrapassada e muito diferente.
No fim das contas Deus os recolhe no auge da vida.
Porque esperam tanto para compreender as coisas mais simples?

Nenhum comentário: