arquivo de textos
O que é liberdade
Dizem que liberdade é conseguir autonomia suficiente para decidir sobre qualquer atitude, desde a profissão a seguir até sua esposa, onde morar, etc.
Onde vivemos no ocidente tanto este tipo de liberdade quanto de se expressar usando diversos meios foi nos conferido historicamente.
Temos direito a greves, protestos, informação, expressão, e mais escancaradamente com a entrada da internet. Afinal somos livres, temos direito de nos embebedar até cair, dormir em praças se quisermos, em alguns países drogas outrora proibidas tem seu espaço de liberdade também. Contra esta liberdade nenhuma objeção.
Mas depois de ter estes direitos todos conquistados, o que fazer com eles?
Se damos um passo a frente, temos um passo a mais de responsabilidade nas costas.
Como usar tamanho poder?
Em outros tempos ouvir músicas que contassem com instrumentos “estrangeiros” era considerado pela própria sociedade como traição à causa nacional. Em momentos de repressão eclodiram muitos movimentos procurando estabelecer uma identidade, que se por um lado trazia uma pequena idéia do conceito de nação como não conhecíamos no nosso país, por outro tosava a liberdade individual do cidadão. Mas produziu uma arte brasileira reconhecida no exterior.
Um povo com tamanha possibilidade, que talvez tenha desperdiçado essa experiência num primeiro momento de liberdade, aderindo a todas as novas possibilidades que invadiram o país quando da abertura política.
Será que soubemos o que fazer com essa liberdade? E será que sabemos hoje?
Sem tantas pressões, onde estão baseadas nossas escolhas?
A cada nova aula que dou, noto as posições dos alunos, e percebo atrás disso as dos seus pais, normalmente julgando tudo que é novo com base no que já conhecem, qualquer assunto apresentado que já não tem contato é descartado sem hesitação.
Será que não agimos assim também? O que estamos deixando de fazer quando exercemos essa liberdade conquistada? Quem sabe não temos uma identidade como povo, ou sociedade, algum sentido, algum critério para nossas escolhas?
OPEN YOUR MIND
Nenhum comentário:
Postar um comentário