quarta-feira, 3 de junho de 2009

o que é importante

Curitiba, 23 de agosto de 2008

O que é importante

O que era importante para Jesus?
Depois de aprender todos os conceitos estabelecidos pela tradição judaica, Jesus aplicou isso às pessoas. Andava com os excluídos da cidade. Mas por quê?
Como saber quais são as prioridades num mundo tão cheio de alternativas?
Hoje acredito que cada passo avançado pela nossa sociedade, cada salto de qualidade aconteceu no momento propiciado por Deus, talvez as escolhas dos modos e formatos poderiam ter sido diferentes, o que resultaria num resultado estético diferente, mas no fundo o estudo aprofundado destas escolhas nos mostram que elas no significma tanta coisa. São humanas, enquanto os acontecimentos de fundo, que regem tudo o que acontece na superfície é o que realmente deveria chamar nossa atenção. O caminho da história ,da filosofia, da religião, que acabam por desembocar novamente em Deus. Ele já sabia de todos os processos hitórico-econômicos desde o início ao fim da peça, é um autor surpreendentemente original, deixando brechas para a criatividade e atuação da sua criação, sem de fato intervir no âmbito geral do seu plano. Não importa qual o tipo de arquitetura clássica, ou música renascentista, o certo é que nessa época o desenvolvimento era que mandava, sem a preocupação com o destino do mundo, toda a criação por si, que resulta do início do século XX na noção de aleatoriedade e acaso que exclui totalmente o divino da nossa cultura ocidental e de toda a sociedade artística em torno deste pensamento.
Esta falta de divindade se funde com a globalização da economia, e gera a nova religião, da nova Era, sem regionalismo, nem Deus, ela relativiza todos os aspectos da vida. E onde está Deus que se deixa apagar assim? E se eu disser que todos estes aspectos já estavam descritos no livro mítico da Bíblia muitos iriam desacreditar, mas sim estava.
Por esse motivo eu desejo elevar a minha vida a um, plano superior a esse mundo, que me oferece a lucidez de fazer parte de um plano eterno e que usa das escolhas do passado sem ter de se limitar a usa-los ou nega-los pois estas só tem poder de mudar nossas vidas superficialmente, quem toca o mundo internamente e o transforma de dentro para fora são os poucos que vêem o Deus todo-poderoso que rege toda essa sinfonia com espaços respeitosos para a improvisação.

Vide: TOLSTOI, DOSTOIEWSKI, CS LEWIS, TOLKIN, AGOSTINHO, TOMÁS DE AQUINO, REI DAVI...

Nenhum comentário: